
Leia este texto até o final e descubra “se” e “porque” você tem essa dificuldade.
Cuidar dos outros de forma exagerada – e por outros eu digo: filhos, cônjuges, pais, amigos e até mesmo pets – é, muitas vezes, uma forma sutil de driblar a dificuldade que você tem de cuidar de você mesma.
É como se você estivesse tentando cuidar também de si, através do cuidado com os outros. Porém esse método, claro que é falho. Você, ao focar tanto no outro, negligencia os cuidados consigo mesma – que são essenciais para que você possa estar saudável e inteira para me relacionar (e cuidar) do outro.
Talvez você tenha tido um modelo de mãe ou pai que não se cuidava. Talvez você tenha aprendido que se não colocasse as necessidades do outro acima das suas, poderia perder esse amor. Talvez tenha lhe sido dito (de forma explícita ou implícita) que atender às suas necessidades e desejos era egoísmo. Qualquer que tenha sido o motivo, é preciso desaprender este modelo que não te serve mais e aprender novas formas de se relacionar consigo mesma.
Ajudar os outros é uma parte linda e importante da experiência humana. Porém é preciso observar se você está fazendo isso para se distrair de suas necessidades e desejos.
Se você parte do princípio de que todo mundo é merecedor de amor, garanta que você também recebe parte desse amor que você tem para oferecer. Comece hoje mesmo o seu processo de autoconhecimento e transformação: marque sua primeira sessão pelo whatsapp 🧡!