Psicóloga Maíra D'Oliveira

Afinal por que você se autosabota?

Leia este texto até o final e compreenda porque isso acontece e como resolver esse problema.

Você se sabota porque você tomou uma decisão, há muito tempo atrás de nunca mais ficar vulnerável novamente. Foi uma decisão inconsciente, que você provavelmente nem se lembra de ter tomado, como reação há algo que te aconteceu quando criança, que foi incrivelmente doloroso.

Tão doloroso que você passou a evitar situações que pudessem causar dor parecida com aquela e prometeu: 

  • nunca mais pedir o que precisa, 
  • nunca abrir o seu coração, nunca confiar, 
  • nunca estar por completo em uma relação, 
  • nunca mostrar quem você é de verdade.

 

Agora perceba que essa foi a forma perfeita de se proteger e ganhar algum controle da situação em um momento que você era indefesa. O problema é que essa decisão, essa defesa, ainda está ativa e de forma vigilante 

Então quando você busca amor, crescimento, expansão, aquela parte é despertada acreditando que você está em risco e dá um basta à essa busca na forma de: procrastinação, dependência, perfeccionismo, evitação. Porém é apenas medo.

Aprendemos a auto sabotagem porque quando nos permitimos ficar vulneráveis na infância, alguém nos machucou. Naquela época, não tínhamos condição de processar aquela dor e passamos a evitar o risco como uma estratégia de defesa. Só que quando a gente evita o risco, evita também o bom da vida. 

A psicoterapia pode te ajudar a entender (não apenas intelectualmente, mas emocionalmente) que você já não é mais indefesa e dá conta de arriscar se você deseja viver uma vida plena, feliz e à altura do seu potencial.  Me manda um “oi” no whatsapp e marca a sua primeira sessão 🧡!